26 de maio de 2012

Enem 2012; inscrições começam na segunda-feira


Nesta segunda – Feira dia 28 de maio 2012 começam as inscrições para o Enem 2012! O prazo será curto, teremos apenas 19 dias para nos inscrever, pois prazo irá até o dia 15 de junho 2012. Saiba mais em http://portal.mec.gov.br
Estão isentos da taxa de inscrição
·          Alunos que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas;
·         Pessoas que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.
Por: Maurício

23 de maio de 2012

Negros reclamam de discriminação e fazem protesto no Fashion Rio

Cerca de 20 pessoas realizaram um protesto contra o preconceito racial em frente ao Fashion Rio, semana de moda carioca que acontece entre esta terça-feira (22) e o próximo sábado (26) no Jockey Club, na Gávea. Os manifestantes cobram mais participação de modelos negros nos desfile e dizem não ter notado crescimento no casting nos últimos anos. "As semanas de moda precisam se concientizar que nós somos 51% da população brasileira, portanto, deveríamos ter, no mínimo, 20% de modelos negros desfilando. E o que tem não chega nem perto disso", disse Frei David, diretor executivo da Educafro.
Durante mais de uma hora, os manifestantes entoaram palavras de ordem e fizeram performances como forma de protesto - uma das modelos ficou seminua e pintou o corpo de branco. Parte do grupo fez teste para desfilar, mas disse terem sido rejeitados.
"Lá fora os modelos negros são mais valorizados. Achei que no Brasil isso seria diferente, mas a discriminação é muito grande", afirmou a modelo e bailarina australiana Ruth, 24 anos, que vive há 2 anos no Brasil, mas disse não ter conseguido emplacar a carreira aqui.
Terra entrou em contato com a assessoria do Fashion Rio, mas ainda não obteve resposta sobre o protesto, que terminou no início do primeiro desfile, da Blue Man.
Semana de moda carioca
O Rio de Janeiro  recebe a temporada de moda verão 2013 entre os dias 22 e 26 de maio com a 21ª edição do Fashion Rio, dando o pontapé inicial para a reestruturação do novo calendário de moda brasileiro. O evento está em novo endereço, agora no Jockey Club, na Gávea. Já o Fashion Business, a maior feira de negócios da moda da América Latina, acontece de 22 a 25 de maio, no Fashion Mall, em São Conrado, com 170 participantes. O único desfile do Fashion Business fica a cargo de Victor Dzenk e será apresentado na Rocinha. No total, são 30 desfiles da semana de moda carioca. Duas marcas de moda praia que se apresentavam na São Paulo Fashion Week (SPFW), Cia. Marítima e Reserva, trocaram o evento paulista pelas passarelas cariocas. Paola Robba, que participava também da semana de moda na capital paulista, agora vai apresentar no Rio a coleção da Poko Pano. Estreiam ainda nesta edição as marcas cariocas Sacada e Oh, Boy!, que vêm do Fashion Business. O Rio Moda Hype, evento que revela novos estilistas, diferentemente dos demais anos, mostrará apenas o trabalho de cinco selecionados, em vez de 10 como nas edições passadas, com desfile dia 24.
Fonte

ONU pede esforços para evitar vítimas civis em confrontos na Somália

Enquanto forças militares avançam rumo ao Corredor de Afgooye, região da Somália com enorme concentração populacional, o Coordenador Humanitário da ONU para o país, Mark Bowden, reiterou hoje (23/05) seu pedido por esforços para minimizar o impacto dos conflitos sobre civis.
“Por enquanto, não temos notícias de movimentos significativos de pessoas saindo do corredor”, disse Bowden. “Entretanto, ainda preocupo-me que uma intensificação no conflito ou uma operação prolongada possa levar ao deslocamento, forçando ainda mais a capacidade dos assentamentos e das comunidades de acolhimento em Mogadíscio ou afastando as pessoas da ajuda vital que requerem.”
De acordo com comunicado de 16 de maio da Missão da União Africana na Somália (AMISOM), apoiada pela ONU, Afgooye tem sido por um longo tempo reduto de insurgentes Al Shabaab e é um entroncamento estratégico para as rotas que levam ao Norte, Oeste e Sul da Somália. A AMISOM informou que, na Operação Shabelle Livre, suas forças e o Exército Nacional da Somália avançaram significativamente rumo à cidade de Afgooye para levar segurança a 400 mil pessoas que estão no Corredor.
“Mantendo-se estritamente neutros e independentes dos processos políticos e militares, agentes humanitários estão coordenando os preparativos para garantir que a assistência imediata esteja disponível para os civis mais afetados pelas atividades militares no Corredor”, acrescentou Bowden.

Fonte

Tradução da página / Translation of the page / Traducción de la página