24 de abril de 2012

Sob as bênçãos nem sempre que agradem ao Supremo Tribunal ou mesmo o Sumo Pontífice - segue a saga e a LINHAGEM DOS FILHOS DO simbólico FREI DAVID RAIMUNDO DOS SANTOS... contra a impressionante orquestração do DEM, mais uma vez , numa cachoeira de Ações contra os direitos afrodescendentes!

Com a tradição que lhe é peculiar ... Frei David Raimundo, no auge da sua maturidade religiosa e politicamente bem definida , Franciscano emblemático, irmão nosso de caminhadas afins de antigo ministério na Igreja da Matriz ,  um incansável defensor das Cotas Raciais (hoje, na Educafro), na linhagem mais pura da lógica de raiz da história da humanidade  desde os memoráveis tempos do Salão Quilombo – espécie de apêndice ideológico inicial dos Cursos Pré Vestibulares  para NEGROS e carentes do Brasil ( embrião na Baixada Fluminense – São João de Meriti – RJ ) minha profunda admiração e respeito. 

Assisti , novamente, uma chamada sua... que representa, o grito dos excluídos mais uma vez  numa missa eterna dos Quilombos– e ressuscita e liberta em era “pós-Pessach” – agora na lógica do julgamento das COTAS na ADPF  186 (Ação Descumprimento de Preceito Fundamental) que julgará no Supremo  as cotas para negros que se dará no próximo dia 25 de abril de 2012 – já sob a nova presidência do STF (Ministro Ayres Britto) contra o sistema de cotas da Universidade de Brasília e do recurso que questiona a política adotada por Universidade do Rio Grande do Sul (seleção que combina dois critérios – origem de escola pública e a raça) a lembrar que a Relatoria cabe ao Ministro Ricardo Lewandowski.   Segundo o Advogado Humberto Adami , no seu blog (22/04/2012),  “ Essa ação (se referindo ADPF 186) deve definir a constitucionalidade da ação afirmativa no Brasil, já que as tentativas anteriores de invalidar as medidas de ação afirmativa para negros pela via judicial não tiveram sucesso nos últimos 11 anos. São 11 anos de trabalhos inúmeros e vários amigos da corte neste período. Estamos fechando um ciclo. Ao saber hoje, por Frei David, que Spike Lee virá filmar o julgamento das cotas, a certeza de todo esse caminho me vem a mente. Os prognósticos são que Lewandowski, Aires Brito, Carmem Lucia, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Fux, Weber, votem a favor. Celso Melo, Peluso, e Gilmar são incógnitas, muito embora este último tenha indeferido a liminar dessa mesma ação. Pode surpreender. Toffoli não vota pois atuou no processo como Advogado Geral da União.   Esse processo além de consolidar a ação afirmativa nas universidades, deve acelerar a inadmissível e injustificável demora em regulamentar o Estatuto da Igualdade Racial, a lei 12.288, que jaz em sono eterno nas gavetas federais, e principalmente de Dilma, pois a assinatura que vale em decreto é a de Presidente da República.

Considerando que agora a pouco (dia 18/04/2012) nem saímos da angústia da suspensão da sessão derradeira de Peluso na ADI 3239 – denominada AÇÃO CONTRA OS QUILOMBOLAS - Ação Direta de Inconstitucionalidade (questionadora do Decreto do Presidente Lula 4887/2003 = decreto que  sistematiza o comando constitucional do ADCT 68, no que tange aos procedimentos para terras de remanescentes das comunidades quilombolas)  , mais uma vez promovida por partido político DEM –partido político (mergulhado em escândalo atual com um de seus líderes o Senador Demóstenes Torres) numa flagrante guerra santa ou profana que promove em nome de quem??? Que águas moverão os moinhos o propósito de banharem o país nas c(C)achoeiras sumuladas (ou simuladas) dessas ações judiciais  , que princípios do DEM são esses sempre na contramão da história mundial no tocante aos avanços que temos notícia , assistido e participado no elenco dos DIREITOS AFRODESCENDENTES?! Lamentável postura do DEM que sequer recebe de seus máximos comandantes -  seja no Estado do Rj ou no Brasil - uma censura sobre o fato ou ação proposta nem se preocupam em estudo estratégico (do repensar) de temas fundamentais que possam atrasar o desenvolvimento de nossa nação... por isso, distanciando cada vez mais a massa, o povo, de seus seguimentos partidários diverso da ação coletiva do líder carismático Frei David Raimundo que promove seu ritual democrático como já disse, um governante,  agindo como inseto (mosca) que sempre pousa (mas, não repousa) nas sopas *(questões) que abastecem o espírito da humanidade dos filhos da diáspora africana aqui ou em Brasília, por isso, suplico para somarem esforços, negreiras vozes, contra o GOLIAS da insensabilidade cotidiana dessas Ações sob pretexto judicial de interpretação da Constituição promovem seqüenciais golpes fatais digna dos “Golias” , mas, guiado pelo Grande Arquiteto ainda bem que existem milhões de “Davi(s)” no interior de cada um de nós...pois, contra força só existe União... após fumaças brancas ou pretas em bandeiras mescladas – sabemos que HABEMOS de obter o resultado em vitória sagrada no próximo dia 25/04 – queiram os Orixás ou não!

Tito Mineiro
                           É Colunista  desse Informativo .
                           Advogado inscrito na 19ª Subseção – São João de Meriti – RJ
 Membro da Comissão de Ig. Racial da OAB/RJ
 Diretor do Sindicato dos Advogados do Estado do RJ
____________________________________________________

Tradução da página / Translation of the page / Traducción de la página