28 de maio de 2012

25 de Maio foi o Dia da África !

Por Frei David dos Santos
No dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos se reuniam contra a colonização e subordinação a que todo um continente repetidamente foi submetido durante séculos. Colonialismo, neocolonialismo, "partilha da África". Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores. Na reunião de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana. Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África. Simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento econômico do continente.
Hoje deveria ser uma data festiva no Brasil. Mas como é possível comemorar este dia vivendo e vendo as atrocidades que vêm acontecendo sistematicamente com os africanos em todos os Estados da nação Brasileira?
- Os africanos que sofreram racismo em Porto Alegre, por parte dos policiais, em janeiro de 2012http://sul21.com.br/jornal/2012/02/africanos-ainda-tentam-entender-racismo-da-policia-no-rs/
 
Estudantes que sofrem racismo dentro da sala de aula por parte dos professores http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nigeriano-diz-que-nao-volta-para-africa-apos-polemica-sobre-racismo.html
Estes são alguns casos que estão na mídia (podia contar muitos outros relatos que ouço e vejo por aí, tão graves quantos estes).
Como posso comemorar, se os meus conterrâneos sofrem ataques todos os dias de policiais, colegas de faculdade, pessoas racistas e xenófobas e mesquinhas? Qual estudante não sofreu constrangimentos na sala de aula porque é africano? Qual imigrante não sofreu preconceito no trabalho?
O que se tem feito para combater essas crueldades? Está mais do que na hora de unirmos as nossas forças, de norte a sul, sudeste ao centro-oeste de dizer basta! Queremos ser tratados com dignidade e respeito!
A hora é agora. Não podemos simplesmente ficar sentados nas nossas casas assistindo tais atrocidades sem nada fazer. Precisamos agir! Façamos desses casos um exemplo! Vamos cobrar das autoridades competentes ações enérgicas para combater esses bandidos e nos ajudar numa campanha para que a nação brasileira nos respeite e nos acolhe! Vamos cobrar de quem nos representa aqui no Brasil ações que nos dignifiquem e nos protegem!
Igualmente, peço aos Afro-brasileiros, Haitianos (que também são africanos) que caminhem conosco nesta luta. Nós somos todos  NEGROS e AFRICANOS! Não somos bandidos, míseros, nem traficantes. Somos cidadãos e cidadãs e queremos RESPEITO!

Rui Delgado – O Fagorite!

Tradução da página / Translation of the page / Traducción de la página