3 de abril de 2012

Reunião Geral na Educafro Rio

No último Domingo, dia 01 de Abril de 2012, teve mais uma reunião Geral na Educafro Rio.
Um dos temas discutidos nessa reunião, foi sobre as Bolsas de intercâmbio que são dadas pelo projeto do governo federal  "Ciência sem fronteiras". Onde, estudantes de todo o país podem concorrer a 100 mil bolsas de estudo no exterior e em vários cursos. Sendo que, todas as despesas são arcadas pelo Governo Federal.
O Ciência sem fronteiras, é um programa de parceria entre os Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. Mas, a exigência de que os concorrentes tenham fluência em língua estrangeira, elimina boa parte da população brasileira que não tem acesso à internet e/ou que não pode pagar um curso de língua estrangeira.
Entretanto, a Educafro conseguiu que negros e pobres tenham o direito de irem para fora do país sem precisarem terem o domínio em uma língua estrangeira.
Saiba mais sobre esse programa do Governo.

Outro tema que foi muito comentado é o Novo Fies.
Que nada mais é do que, o método de finaciamento estudantil do Governo Federal feito para ajudar a universitários concluírem sua faculdade. 
Saiba mais como ele funciona acessando o Fies.

Um ponto importante dialogado nesse seminário, foi a presença da Educafro na porta do Senado em Brasília. Onde, só poderiam ter entrado no recinto duas pessoas. Ao invés disso, entraram dezenove.
Mais uma vez, cinco pessoas "caíram" nos gabinetes, rádios e jornais.
A instituição, usou nesse movimento a teoria de que, levar poucas pessoas e pô-las no território de modo estratégico é melhor do que usar uma multidão dispersa.

Frei David também lembrou às pessoas que no dia nove de maio, será votado no Congresso Federal a PEC (Projeto de Emenda Institucional).
A PEC é uma proposta onde é exigido mais tempo de elaboração e votação onde haverá modificações na Constituição Federal do Brasil.
Dentre outros assuntos estão do evento estão:
--> Cotas em concursos públicos.
--> Desapontamento da Comunidade negra com a Presidenta Dilma Rousseff. 
Lembrando que, 2011 foi o ano decretado pela ONU, como o  "Ano Internacional do Afrodescendente ".
Uma das reivindicações do Frei David nessa reunião, foi de que Dilma Rousseff, aplique a Lei 12.288 assinada pelo ex-presidente Lula ou pelo ao menos alguns de seus pontos.

Texto original de Rita de Cássia
Escrito por Vanessa de Lima

Tradução da página / Translation of the page / Traducción de la página