23 de maio de 2012

Negros reclamam de discriminação e fazem protesto no Fashion Rio

Cerca de 20 pessoas realizaram um protesto contra o preconceito racial em frente ao Fashion Rio, semana de moda carioca que acontece entre esta terça-feira (22) e o próximo sábado (26) no Jockey Club, na Gávea. Os manifestantes cobram mais participação de modelos negros nos desfile e dizem não ter notado crescimento no casting nos últimos anos. "As semanas de moda precisam se concientizar que nós somos 51% da população brasileira, portanto, deveríamos ter, no mínimo, 20% de modelos negros desfilando. E o que tem não chega nem perto disso", disse Frei David, diretor executivo da Educafro.
Durante mais de uma hora, os manifestantes entoaram palavras de ordem e fizeram performances como forma de protesto - uma das modelos ficou seminua e pintou o corpo de branco. Parte do grupo fez teste para desfilar, mas disse terem sido rejeitados.
"Lá fora os modelos negros são mais valorizados. Achei que no Brasil isso seria diferente, mas a discriminação é muito grande", afirmou a modelo e bailarina australiana Ruth, 24 anos, que vive há 2 anos no Brasil, mas disse não ter conseguido emplacar a carreira aqui.
Terra entrou em contato com a assessoria do Fashion Rio, mas ainda não obteve resposta sobre o protesto, que terminou no início do primeiro desfile, da Blue Man.
Semana de moda carioca
O Rio de Janeiro  recebe a temporada de moda verão 2013 entre os dias 22 e 26 de maio com a 21ª edição do Fashion Rio, dando o pontapé inicial para a reestruturação do novo calendário de moda brasileiro. O evento está em novo endereço, agora no Jockey Club, na Gávea. Já o Fashion Business, a maior feira de negócios da moda da América Latina, acontece de 22 a 25 de maio, no Fashion Mall, em São Conrado, com 170 participantes. O único desfile do Fashion Business fica a cargo de Victor Dzenk e será apresentado na Rocinha. No total, são 30 desfiles da semana de moda carioca. Duas marcas de moda praia que se apresentavam na São Paulo Fashion Week (SPFW), Cia. Marítima e Reserva, trocaram o evento paulista pelas passarelas cariocas. Paola Robba, que participava também da semana de moda na capital paulista, agora vai apresentar no Rio a coleção da Poko Pano. Estreiam ainda nesta edição as marcas cariocas Sacada e Oh, Boy!, que vêm do Fashion Business. O Rio Moda Hype, evento que revela novos estilistas, diferentemente dos demais anos, mostrará apenas o trabalho de cinco selecionados, em vez de 10 como nas edições passadas, com desfile dia 24.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.

Tradução da página / Translation of the page / Traducción de la página